Como Plantar Pimenta

39 Flares Filament.io 39 Flares ×

De notório sabor picante, utilizado para realçar receitas culinárias, a pimenta vermelha (Capsicum) também está ganhando fama entre as plantas ornamentais.

O brilho da pele colorida em contraste com o verde das folhas tem levado a pimenteira para dentro de casas, escritórios e outros ambientes. Cultivada em pequenos vasos, a planta tornou-se objeto de decoração de interiores muito apreciada.

Seu uso como condimento é o principal mercado, mas o interesse pela pimenta como ornamentação vem fazendo diferença nas floriculturas. A procura tem crescido e, hoje, é fácil encontrar vasos com pimenteira em residências e estabelecimentos comerciais.

Já vimos como plantar alho, vamos aprender agora como plantar pimenta.

Como Plantar Pimenta

Como Plantar PimentaUma de suas belezas está na mudança de cor durante o amadurecimento, que vai do verde, passa por tonalidades de laranja e se reveste de vermelho vivo.

Indícios apontam que ela é uma das mais antigas plantas cultivadas no continente americano. A história conta que, entre os maias, a prática comum era utilizar a pimenta como medicamento. Espalhadas pelo mundo no período do descobrimento de novas terras além-mar, a pimenta primeiramente caiu no gosto dos espanhóis e portugueses.

Por aqui, a iniciativa de agricultura familiar é a principal responsável pela expansão da área cultivada em vários estados. A pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes. É sensível a baixas temperaturas e não tolera geadas. Por isso, deve ser cultivada nos meses de calor.

Há várias espécies de pimenta, com cores, formatos, tamanho e intensidade de sabor diferentes. Podem ser encontradas na forma alongada, arredondada, triangular e quadrada. Algumas chegam a ser adocicadas. Mesmo em vaso, o plantio pode ser para consumo próprio.

Como alimento, a pimenta tem seu lado nutritivo. Contém vitamina A e é excelente fonte de vitamina C e B, além de possuir boa quantidade de magnésio, ferro e aminoácidos. Ela também tem efeito emagrecedor ao acelerar o metabolismo do organismo de quem a consome.

Mas o motivo de adicioná-la como tempero nas refeições, sanduíches e salgadinhos, é mesmo pela ardência que provoca ao ser mastigada. O gosto forte do condimento está presente no caroteno, pigmentação que dá a cor vermelha à planta.

Plantação de Pimenta

Imagem: armazemdasespeciarias.com.br

Como Plantar Pimenta: Informações Gerais

  • Solo: profundo, leve, fértil e bem drenado;
  • Clima: quente;
  • Área mínima: pode ser plantada em um vaso;
  • Colheita: 50 a 55 dias após a floração;
  • Custo: varia de 50 centavos a dois reais, de acordo com a variedade.

Como Plantar Pimenta: Plantio e Colheita

Início

Em todas as regiões do Brasil podem ser encontradas espécies de pimentas. As mais cultivadas no país são pimenta-de-bode, malagueta, de cheiro, cumari, dedo-de-moça e pimenta-do-reino. Para a ornamentação, escolha variedades de menor porte e cor vermelha. Em geral, as sementes são híbridas, como as cultivares gion red, pirâmide e espaguetinho ornamentais e grisu f-1.

Plantio

Os melhores solos para o cultivo da pimenteira são os profundos, leves, férteis e bem drenados. Quando plantada no campo, faça em sulcos de 30 a 40 centímetros de largura e 20 a 25 centímetros de profundidade, com uma distância de 80 centímetros. Para o plantio em vasos, a dica é comprar mudas de produtores experientes.

Covas

Há a necessidade de covas apenas para os cultivos nos quais não são feitos os sulcos. O tamanho delas varia de acordo com o tipo de embalagem – bandejas ou saquinhos – da muda, mas um padrão de medida utilizado é 20 x 20 x 20 centímetros.

Transplantio

Assim que as mudas apresentarem cinco folhas, ou atingirem dez centímetros de altura, pode ser feito o transplante para o campo ou vaso. Deve-se ter cuidado para não ferir as raízes ao retirá-las da embalagem. Após esse processo, irrigue regularmente as mudas, mas evite o encharcamento.

Cuidados

Na escolha de variedades, dê preferência às mais resistentes. Elas são uma das alternativas mais eficazes no combate às doenças que atacam a pimenteira. Uso de proteção nas mudas, controle adequado das plantas daninhas e aplicação correta de fungicidas e bactericidas registrados também ajudam a evitar doenças. As mesmas medidas podem ser utilizadas para impedir a presença de pragas na cultura.

Poda

Faça após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.

Produção

A pimenteira pode produzir por vários meses, mas isso depende de condições favoráveis, como temperatura, fertilidade e variedade da espécie utilizada. Em geral, a colheita leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento da pimenta é mais rápido.

Fonte: Revista Globo Rural

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

39 Flares Facebook 23 Twitter 15 Google+ 1 Filament.io 39 Flares ×

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites que linkaram este artigo

  1. Como Plantar Coentro - Como Plantar | 21/01/2013
  2. Horta Caseira: Saiba Como Fazer - Como Plantar | 15/02/2013
  1. Ademar de Souza disse:

    Tenho uma pequena horta coberta com plasticultura, e cercada com tela para evitar insetos, onde planto para consumo próprio:Tomate, Pepino, Alface, Almeirão, Escarola, couve, Coentro, salsa, repolho etc.

    Plantei recentemente maracujá, as mudas já estão com 30cm de altura a polinização será manual ( não sei se vai dar certo ) porém quando plantei a céu aberto, não venci as lagartas, “comeram todas as folhas”.

    Gostei muito de ” Como Plantar ” Sim quero receber novos artigos.

Deixe um comentário