Como Plantar Alho

O alho (Allium sativum) é um vegetal da família Liliacerae, sendo encontrado na forma de raiz.

Seu bulbo, vulgarmente conhecido como cabeça, é constituído por vários dentes, os quais são empregados como condimento culinário e como medicamento há centenas de anos em todo o mundo.

Na culinária, pode ser utilizado de diversas formas, cru, refogado, picado, em rodelas, etc, conforme os gostos que são pouco unânimes. Em geral, os povos mediterrânicos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola.

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média.

Depois de aprender como plantar alface, vamos ver agora como plantar alho.

Como Plantar Alho

Como Plantar AlhoO alho é iniciado a partir de dentes. Pegue uma cabeça de alho, divida-a em dentes, e prepare-se para obter uma nova cabeça de cada dente. Cabeças (ou bulbos) de alho podem ser encontrados em qualquer supermercado.

Como Plantar Alho: Quando, Onde e Como Plantar

Quando: Há duas estações para plantar os alhos: a Primavera e o Outono. Os dentes produzidos na Primavera são mais pequenos mas conservam-se mais tempo. O alho branco ou roxo de Outono em contrapartida, tem muito melhor rendimento.

Onde: O alho gosta de uma terra leve, não demasiado rica e um pouco calcária. As terras arenosas ficam-lhe muito bem! Por outro lado, não suporta a humidade, pelo que deverá ter o cuidado de lhe proporcionar uma boa drenagem. Pode acrescentar estrume mas nunca fresco!

Como plantar:

  • Enterre os dentes a cerca de 4cm de profundidade;
  • Deixe entre dentes um espaço de 15cm;
  • As filas devem ter pelo menos 25cm de distância entre elas.

Como Plantar Alho: Colheita, Rotação e Conservação

Colheita

Plante quando plantar, o alho demorará cerca de 8 a 9 meses a estar maduro, e poderá aperceber-se disso quando as folhas começarem a murchar. Uma vez retirados da terra, deixe-os secar ao sol e depois limpe-os cuidadosamente.

Rotação de Culturas

Após a colheita destas plantas e durante 3 anos esta parcela não deverá alojar alho, cebolas ou alho-francês.

Conservação

Pode fazer, com ajuda de fios de ráfia, réstias ou pode simplesmente atar em conjuntos de várias cabeças. A temperaturas entre os 12 e os 15ºc o alho conserva-se sem mais exigências durante vários meses.

Fonte: Portal do Jardim

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Sobre Como Plantar

O site ComoPlantar.net tem como objetivo ensinar você a plantar frutas, vegetais, flores e especiarias.

4 Comentários



  1. vidropel

    PLANTEI ALGUNS CANTEIROS DE ALHO NA EPOCA CERTA,OBTENDO UMA RAMAGEM MUITO BOA MAIS NO CANTEIRO ALGUNS DERAM DENTES E A MAIORIA DERAM CABEÇAS CONFORME AS CABEÇAS DE CEBOLAS, GOSTARIA DE SABER PORQUE ACONTECEU ISSO,, SENDO QUE NO ANO ANTERIOR TIVEMOS UMA COLHEITA BOA??

    OBRIGADO

    AGUARDO RETORNO

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>